terça-feira, 26 de maio de 2015

Torre de TV Digital deverá ser reaberta até julho

De acordo com estudo técnico, estrutura encontra-se em bom estado de conservação e não oferece riscos de queda



A Torre de TV Digital deverá ser reaberta à visitação pública até o início de julho. A estimativa é do diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Márcio Buzar. Em entrevista coletiva hoje (25), ele explicou que está em fase final, sem qualquer custo extra para os cofres públicos, a correção de problemas apontados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) em reunião com representantes do governo na quarta-feira (20).

Com base em estudo técnico elaborado pela unidade de engenharia do grupo Falcão Bauer, sediado em São Paulo, Buzar garantiu que o monumento não apresenta defeitos que possam comprometer sua estrutura. Afirmou também que o sistema de combate a incêndio do local passou por reparos e está pronto para ser vistoriado pelo Corpo de Bombeiros Militar. "Toda obra especial pode apresentar algum problema imediato, que não é de grande relevância", explicou Buzar.

A Novacap, encarregada de fiscalizar e gerir as obras da Torre de TV Digital, concluiu o projeto executivo de acessibilidade, que inclui a construção de rampas e sinalização. Segundo Buzar, esses serviços podem ser realizados mesmo após a reabertura do espaço projetado por Oscar Niemeyer.

Correções
Segundo a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), proprietária da estrutura, a maioria das imperfeições apontadas pelo TCDF foi sanada pelo consórcio que construiu a torre. A infiltração de água foi contida, e o sistema de ar-condicionado totalmente reparado. O forro recebeu nova pintura e teve as placas de gesso defeituosas substituídas. Além disso, está em andamento a substituição dos trechos de concreto trincado ao redor do espelho d'água. De acordo com a Novacap, antes da notificação do TCDF, esses problemas já haviam sido detectados pela companhia em inspeções rotineiras.

A obra será inspecionada, em conjunto ou separadamente, pelas equipes de fiscalização da Novacap, da Agência de Fiscalização e da Defesa Civil.

Vencidas essas etapas e concluídas as obras de acessibilidade, a Terracap fará o exame final das condições da Torre de TV Digital para que o empreendimento, fechado desde 4 de outubro de 2013, seja reaberto definitivamente.


Notificada oficialmente pelo TCDF na sexta-feira (22), a Novacap vai prestar os esclarecimentos solicitados até esta terça (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores da semana